Sabe como dosar o traço do concreto para cada situação? Então, confira nossas indicações neste post!

Calcular o traço do concreto de forma correta é essencial para garantir uma estrutura firme. A mistura funciona como uma receita, em que os ingredientes precisam ser adicionados na proporção e momento correto. Leia o post e saiba mais!

O que é o traço do concreto

O traço do concreto é a quantidade ou proporção que vai na mistura feita de água, areia, brita e cimento. Por exemplo, o traço 2:2:3 informa que a proporção é:

  • 2 partes de cimento;
  • 2 partes de areia;
  • 3 partes de brita.

A definição desse traço depende da aplicação do concreto. Por exemplo, o concreto para lajes é diferente daquele usado em contrapisos. Essa dosagem precisa ser seguida à risca porque interfere na qualidade do concreto e no desempenho da estrutura construída.

Como fazer da melhor forma?

A definição de traço varia conforme o tipo de concreto que se deseja obter, conforme cada situação na obra. 

Além dos sólidos, também é necessário dosar corretamente a água. É ela que faz a massa ter um aspecto mais plástico, permitindo a aplicação em formas. Mas se for exagerar no volume, o concreto perde resistência ficando sujeito ao aparecimento de patologias.

Não há uma receita correta para o traço, tudo pode variar conforme seu projeto. Por isso, é importante ter uma equipe técnica por perto e manter todo o canteiro de obras ciente de qual é a qualidade esperada na sua obra. 

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a saber mais sobre traços do concreto. Se quiser saber mais, assine a nossa newsletter e confira novos conteúdos!