Entenda neste artigo o papel das vigas e pilares em estruturas altas e como escolher o melhor tipo de concreto para essas construções.

Quando falamos de construção civil, principalmente projetos de estruturas altas, muitos elementos são importantes, mas, com certeza, as vigas e pilares possuem um papel fundamental e demandam maior atenção.

Por isso neste artigo, vamos falar das suas características e aplicações.

Vigas

As vigas são estruturas retas e um dos elementos estruturais mais importantes em diversos tipos de construções. Sua aplicação é feita de forma horizontal e elas são responsáveis por sustentar (repousar) o peso da laje. Também possuem um papel fundamental na distribuição do peso da cobertura e das lajes para os pilares.

Existem diversos tipos de vigas, por exemplo: de madeira, aço, treliçadas, compostas, entre outras. Entretanto, as vigas de concreto são as mais indicadas para as construções, principalmente as de estruturas altas, onde a necessidade de sustentação é muito maior.

Pilares 

Os pilares, assim como as vigas, são fundamentais para qualquer projeto estrutural. Por isso, o mau posicionamento ou o mau dimensionamento destes elementos, pode resultar em inúmeros problemas.

Feitos na forma vertical, os pilares são as peças responsáveis pela sustentação da construção. O principal material utilizado é o concreto, devido à sua resistência.

Qual o melhor concreto para essas estruturas?

Como vimos acima, as vigas e pilares são de extrema importância para a sustentação e resistência de uma construção, principalmente as de estruturas altas. Por isso, o tipo de concreto mais indicado para este tipo de construção são os de alta resistência.

CONCRETO ALTA RESISTÊNCIA 

Os concretos de alta resistência são excelentes soluções para os desafios da engenharia de estruturas. Pois são feitos com seleção de matéria-prima e componentes que melhoram e aumentam a sua resistência, tanto em relação ao peso, quanto às ações do tempo. 

Aplicações:

  • Estruturas com alta necessidade de resistência;
  • Estruturas submetidas a ambientes salinos;
  • Em peças pré-fabricadas.

Principais vantagens:

  • Redução de volume de concreto – necessidade de estudo de projeto;
  • Alta durabilidade.

Saber usar o concreto ideal na construção de vigas e pilares faz toda a diferença na resistência da sua construção.

Gostou do nosso conteúdo? Gostaria de saber tudo sobre o melhor tipo de concreto para sua construção? Então, acesse a nossa home e confira todos os tipos de concretos da Concresuper.