Você sabe como ocorre a produção do concreto? Entenda as principais etapas e cuidados necessários!

O concreto é um dos insumos mais importantes na construção civil. Sua versatilidade e importância permite que ele seja utilizado em diferentes tipos de projetos. Mas você sabe como ocorre a produção do concreto? Você vai descobrir neste post!

Tudo começa na dosagem dos materiais para a produção do concreto

Antes de começar a produção em si, é necessário calcular corretamente qual é o volume de cada um dos tipos de materiais utilizados no concreto. Deve-se garantir a homogeneidade, não importa qual seja o ponto da massa.

Alguns dos materiais utilizados na mistura são:

  • areia;
  • cimento;
  • pedras britadas;
  • água;
  • aditivos.

Cuidados necessários na mistura com os materiais

A mistura precisa estar livre de barro ou argila. Por isso, pedras e areia precisam estar limpas. Outros restos que não podem ser incluídos são itens orgânicos. Aqui incluem-se gravetos, grãos, folhas e raízes. Além disso, quaisquer outros materiais que poderiam esfarelar com a compressão devem ser evitados.

Hidratação na medida certa

A água é essencial para o concreto, mas é preciso utilizá-la na dosagem correta, tanto o excesso, quanto a ausência. Dessa forma, se houver água demais, o concreto perde resistência. Mas água de menos provoca buracos. Além disso, as britas são umedecidas para não alterar o abatimento do concreto.

Após a correta mistura de todos os materiais, o concreto é aplicado no local desejado. Daí então vem o adensamento para compactar o concreto e retirar todos os vazios. Vai levar cerca de quatro horas depois do acréscimo de água para iniciar o endurecimento.  Sendo assim, nesse processo de cura, a superfície é hidratada para evitar o ressecamento prematuro e fissuras.

Gostou de saber mais sobre os processos da produção de concreto? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo!