Sabe como funciona o adensamento do concreto? Então, confira mais em nosso post!

O adensamento do concreto é uma técnica utilizada na construção de vigas, pisos, alicerces e lajes, entre outras do gênero.  Afinal, elas podem evitar vazios e água que comprometem o desempenho do projeto. Entenda melhor como funciona esse procedimento.

Como funciona o processo do adensamento?

O adensamento do concreto é uma técnica utilizada na concretagem para compactar o concreto lançado e eliminar bolhas de ar, excesso de água e espaços vazios. 

Esse processo deve ocorrer imediatamente depois de o concreto ser lançado, ainda fresco. Então, a equipe utiliza a técnica, movimentando o concreto, para eliminar o aspecto indesejado. Sendo assim, o adensamento do concreto pode ser feito tanto manualmente quanto mecanicamente com o auxílio de máquinas:

  • manual: por socamento ou apiloamento, que utiliza peças de madeira ou aço que funcionam como um soquete, pressionando a mistura para baixo. Em peças maiores, como pilares, pode-se bater com o martelo na forma para retirar os vazios;
  • mecânico: por centrifugação ou vibração. Utilizado para obras maiores, por meio de uma agulha de um adensador.

Qual a importância dele para toda a concretagem?

O adensamento é muito importante para obter um bom desempenho no resultado das estruturas. Sendo assim, ele não deixa que o concreto fique com o aspecto poroso e sem uniformidade. Com o procedimento, os agregados podem se ajustar, contribuindo assim para sua durabilidade e resistência.

Outro aspecto interessante é que o adensamento do concreto promove uma aderência e uma densidade maior do concreto, fazendo com que a estrutura fique mais impermeável.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter