O concreto especial pode ser definido como diferentes tipos de concreto que agregam especificações diferenciadas ao produto. Sendo assim, entenda melhor suas vantagens!

Ao longo dos anos, o concreto se tornou o material de construção mais utilizado no canteiro de obras. Dessa forma, com o avanço tecnológico, novas matérias-primas foram sendo usadas na mistura, formando o que chamamos de concreto especial.

O que é o concreto especial?

Os concretos convencionais já conhecemos, pois são utilizados nas obras em geral. Por isso, os concretos especiais atendem a diferentes especificações e necessidades. Afinal, são formados por aditivos e outros materiais inseridos na mistura para agregar melhorar os atributos da concreto ou adicionar propriedades.

Quais suas principais características?

Existem diferentes tipos de concretos especiais, cada um com suas características. Então, considere alguns deles:

  • concreto de alta resistência: são utilizados alguns aditivos para proporcionar maior trabalhabilidade e resistência mecânica;
  • concreto autoadensável: por ter uma trabalhabilidade melhor, ele flui com facilidade nas formas, evitando a necessidade de usar técnicas de adensamento por vibração;
  • concreto drenante: tem uma porosidade mais elevada, permitindo que a água passe com mais facilidade. Ideal para locais que precisam evitar o acúmulo de água;
  • concreto pesado: são usados agregados especiais, como a hematita, para proporcionar uma massa superior a 2800 kg/m³. usado em usinas nucleares e como barreira de radiação;
  • concreto espumoso: com uma massa entre 800 e 2000 kg/m³, este tipo usa isopor e argila expandida para dar maior leveza à estrutura.

Existe uma grande variedade de concreto especial, que não se limita aos que apresentamos aqui.  Dependendo das técnicas e materiais utilizados, podem melhorar as deficiências do concreto convencional e agregar novas propriedades que não são próprias da mistura.

Gostou de saber mais sobre o concreto especial. Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas novas postagens!