Você conhece as especificações do concreto de alta resistência? Neste post, vamos compartilhar os detalhes desse material.

Diversas obras podem se beneficiar das especificações do concreto de alta resistência. Esse tipo de mistura é ideal para projetos de alto porte e consegue atingir qualidade, segurança e economia às obras. Quer saber mais? Então confira os detalhes!

Quais as especificações do concreto de alta resistência?

Esse tipo de concreto apresenta uma classe de resistência que fica entre 55 Mpa e 100 Mpa. Para isso, recebe aditivos minerais e superplastificantes que proporcionam muita durabilidade ao material.

Para especificar de forma correta, o profissional considera diferentes dados, como tamanho da estrutura, as condições do ambiente, o tempo de execução da obra e os materiais que serão adicionados.

Em relação à dosagem, no geral, usam-se agregados graúdos, não superando uma dimensão de 19 mm. Por isso, a relação entre água e cimento (ou materiais cimentícios) não deve ficar acima de 0,40 — já contando com a proporção de líquido dos aditivos.

Onde pode ser aplicado?

O concreto de alta resistência é recomendado para edifícios altos. Assim, a parte estrutural pode ser construída em volume reduzido, diminuindo os elementos sem comprometer a resistência.

Outro uso também é em estruturas expostas à maré ou em locais onde há muita atividade industrial. Assim, a resistência do concreto reduz sua permeabilidade, aumentando ainda mais sua força estrutural. Dessa forma, há também aplicações em pavimentos, uma vez que o concreto aumenta a resistência a desgastes superficiais.

Gostou de saber mais sobre as especificações do concreto de alta resistência? Então, assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo na sua caixa de entrada!