Sabe quais os EPIs essenciais para as operações de concretagem? Então, leia o post e confira a lista!
Os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) são indispensáveis em qualquer área de construção. A não utilização ou o uso inadequado pode gerar acidentes graves, e até fatais. Mas você sabia que até para lidar com concreto existem EPIs essenciais? Sendo assim, neste post vamos listar quais são eles e que função cumprem!
Capacete de segurança
Os capacetes de segurança são obrigatórios em todo canteiro de obras, independentemente do tipo de atividade. Ele protege a cabeça e evita que quedas de objetos ou do próprio trabalhador causem algum dano.
Óculos de proteção
Os óculos de proteção impedem que o concreto, bem como qualquer outra partícula ou material entre em contato com os olhos do operário.
Luvas de segurança
Devem ser usadas luvas impermeáveis ou de raspa de couro, conforme a aplicação. Elas evitam que o contato constante com o concreto gere feridas na pele. Ele deve ser acompanhado com outros elementos de conexão, trava quedas ou talabarte etc.
Cinturões de segurança
Esses equipamentos são indispensáveis em trabalhos feitos a uma altura igual ou superior a 2 metros de altura.
Máscaras e respiradores
As máscaras protegem o trabalhador, evitando que ele aspire partículas tóxicas, como pó de cimento ou vapores nocivos. Por isso, o modelo pff2 é o ideal contra poeira de cimento.
Protetores auditivos
Existem os modelos plug (intra auriculares) e os concha. Eles devem ser usados especialmente pelos profissionais que usam betoneira, reduzindo o barulho e a entrada de sujeira nos ouvidos.
Calçados
As botas de segurança protegem contra possíveis perfurações (como pregos e vergalhões). Afinal, modelos impermeáveis também evitam que produtos nocivos à pele entrem em contato com os pés do trabalhador.
Esses são os EPIs essenciais em operações de concretagem, e a não utilização desses equipamentos pode acarretar multas para a obra, além de danos irreversíveis na saúde dos profissionais.
Gostou do conteúdo? Dessa forma, você pode receber mais dicas no seu e-mail. Então, cadastre-se na nossa newsletter!