Já ouviu falar no concreto bombeado? Entenda melhor o que é e quais são suas principais aplicações!
O concreto bombeado é um recurso que já era bastante utilizado em projetos corporativos. Porém, sua aplicação em empreendimentos residenciais tem se tornado cada vez mais comum. Dessa forma, neste post, ajudaremos você a entender o que é esse tipo de concreto, como ele é produzido e como adotá-lo no seu projeto!
O que é concreto bombeado e como é feito?
Esse é o concreto do caminhão-betoneira conduzido por meio de tubulações e lançados na estrutura a ser preenchida. Sendo assim, nesse sistema, é utilizado o concreto bombeado, produzido em um traço corretamente dimensionado para que seja possível o bombeamento. Por isso, sua resistência tem uma variação que vai de 5,0 a 5,0 MPa, saindo de 10,0 MPa até 80 MPa.
Quais as suas vantagens?
Dessa forma, o concreto desse tipo traz muitas vantagens, como:
- muito mais agilidade na operação de concretagem;
- melhor aproveitamento da mão de obra e equipamentos;
- redução de custos;
- maior otimização do tempo em concretagens de grandes estruturas.
Como utilizá-lo?
Sendo assim, esse tipo pode ser utilizado em obras civis em geral. Porém, o fato de levar o concreto por meio de um sistema de tubulação faz com que ele seja ideal para locais de difícil acesso, tais como:
- subsolos com pé direito reduzido;
- alturas elevadas;
- prédios multiandares.
O concreto bombeado é uma das soluções fornecidas pela Concresuper. Sendo assim, conheça outros de nossos produtos! E se gostou das nossas dicas, não deixe de assinar nossa newsletter para ser notificado sempre que houver uma nova postagem por aqui!